O vôlei é uma das modalidades esportivas de maior destaque de Uberlândia e tem na Prefeitura um forte aliado. Apenas no primeiro semestre de 2023, a infraestrutura desenvolvida por meio das políticas públicas implementadas nos últimos sete anos possibilitou que a cidade sediasse quatro grandes eventos e visse de perto, na Arena Sabiazinho, a equipe local se consagrar campeã da Superliga Feminina de Vôlei. Além de ser palco de grandes competições da modalidade, o Município também atua diretamente na prática e formação de atletas, oferecendo infraestrutura e firmando parcerias para promover aulas gratuitas de iniciação ao alto rendimento para crianças e adolescentes de 8 a 18 anos.
A Prefeitura, por meio da Fundação do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), conta com espaços de treinamento no UTC, Sesi Gravatás (que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), Núcleo Lagoinha e poliesportivos Roosevelt, Tancredo Neves e Luizote de Freitas. Ao todo, a capacidade de atendimento é de até 750 alunos na iniciação esportiva em vôlei e de 80 no alto rendimento.
“Nesta terça-feira (27), comemoramos o Dia Nacional do Vôlei e essa data, sem dúvida, tem um significado mais especial para nós, da Prefeitura de Uberlândia, pelo trabalho realizado em prol do fortalecimento de nossa cidade como potência nesse esporte. Nos últimos anos, as equipes de alto rendimento da Futel tiveram importantes conquistas, enquanto as escolinhas de iniciação esportiva praticamente dobraram a sua capacidade de atendimento. Isso demonstra o compromisso da gestão Odelmo Leão”, disse o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
Não por acaso, a Futel se destaca em todas as competições de vôlei feminino que disputa. Em 2022, por exemplo, a equipe sub-14 foi vice-campeã da Taça Minas Gerais e ficou com o terceiro lugar do Campeonato Regional promovido pela Federação Mineira de Voleibol, além do sexto lugar no Campeonato Estadual. Já o sub-17 ficou com o terceiro lugar no Campeonato Regional da Federação Mineira de Voleibol e obteve a sexta colocação no Campeonato Estadual de Vôlei Sub-18.
Agora, as atletas das categorias sub-13 a sub-17 se preparam para disputar o Campeonato Mineiro de Vôlei Feminino do Interior. A competição começa no próximo sábado (1º).
‘Cidade do Vôlei’
Na realização de grandes eventos esportivos no município, Uberlândia ficou conhecida como a “cidade do vôlei” ao sediar três decisões da Superliga Feminina (a última, no mês passado), o Sul-Americano Feminino de Clubes, o Torneio Pré-Olímpico Feminino e as finais da Superliga Masculina. Todos esses eventos foram disputados na Arena Sabiazinho, local administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, e construído e inaugurado pelo prefeito Odelmo Leão, em 2007.
Com 8.861 metros quadrados e capacidade para receber até 6.013 pessoas nas arquibancadas, a Arena Sabiazinho é adaptada para pessoas em cadeiras de rodas. A estrutura conta com 15 saídas de emergência, oito banheiros, seis vestiários (quatro para atletas e dois para árbitros), tribuna de honra, quadra com piso de taco flutuante, sala de imprensa, bar, lanchonete, departamento médico, almoxarifado, setor administrativo, bilheteria e amplo estacionamento.