O prefeito Odelmo Leão anunciou, na tarde desta segunda-feira (26), mais uma importante iniciativa em prol da formação dos estudantes de Uberlândia. A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Agronegócio, Economia e Inovação e Educação, acaba de firmar parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para levar a 13 escolas municipais da zona rural o projeto “Sanitaristas Mirins”. Com enfoque no 6º ano do ensino fundamental, a expectativa é atender em torno de 600 alunos com aulas sobre boas práticas na manipulação de alimentos.
“Essa parceria é uma oportunidade que vamos abrir a essas crianças que vivenciam a realidade da produção rural no dia a dia. E seja como futuro produtor rural, seja como consumidor, é importante conhecer como o alimento é produzido e os cuidados que envolve para garantir a segurança alimentar e contribuir com a preservação ambiental”, disse o prefeito Odelmo Leão.
O projeto “Sanitaristas Mirins” integrará o cronograma de aulas no período de agosto a dezembro deste ano. Entre as atividades previstas, todas com monitoramento de veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, estão visitas à fazenda-modelo da região, ao comércio local, aos escritórios do IMA e a empresas de laticínios, queijarias, feiras da agroindústria familiar, cantinas das escolas e lavouras orgânicas.
A partir desta semana, serão iniciadas reuniões para elaboração do cronograma, que será executado em paralelo com as disciplinas regulares. Na primeira semana de agosto, os professores vão participar de uma capacitação virtual ministrada pelos técnicos do IMA sobre o conteúdo que será aplicado para os estudantes. O instituto também fornecerá livro de apoio.
A secretária Municipal de Educação, Tania Toledo, comentou sobre o cronograma do projeto. “Chamamos estes temas de transversais e são de suma importância. As escolas têm expertise para trabalhar o tema em paralelo com as disciplinas regulares. Assim, vamos potencializar o conhecimento dos alunos acerca das atividades propostas. No futuro, com o apoio do IMA, poderemos expandir o projeto ‘Sanitaristas Mirins’ à área urbana, conforme desejo do nosso prefeito. Afinal, nossas crianças e adolescentes de hoje podem realizar as mudanças necessárias que o mundo precisa no que diz respeito ao meio ambiente e sustentabilidade”, pontuou.
Além das autoridades presentes, a solenidade contou com um aluno e uma aluna da Escola Municipal Professora Maria Regina Arantes Lemes, uma das 13 unidades de ensino beneficiadas pela ação. Além dessa, confira quais outras escolas municipais que serão atendidas pelo projeto Sanitaristas Mirins: José Marra da Fonseca, Antonino Martins da Silva, Sobradinho, Tenda do Moreno, Sebastião Rangel, Olhos D’água, Emílio Ribas, Dom Bosco, Domingas Camin, Carlos Tucci, Leandro José de Oliveira e Freitas Azevedo.