O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) sediou, na noite desta quarta-feira (28), o lançamento de um programa focado na redução da carga poluidora emitida por empresas e indústrias na rede de esgoto. Promovida pelo Sebrae, a iniciativa pode ajudar, principalmente micro e pequenas empresas de Uberlândia, como bares, restaurantes e padarias, na otimização de processos e consequente redução de custos na fatura de água e esgoto.
Na abertura do evento, o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, destacou que a sustentabilidade é um compromisso de todos e a parceria visa estimular as boas práticas. “Com a consultoria, as empresas vão otimizar processos internos para reduzir a carga poluidora descartada na rede de esgoto, como resultado, elas vão pagar um menor fator K referente ao Programa de Monitoramento de Redução de Efluentes Não Domésticos (Premend).”
Rezende também ressaltou que a iniciativa é um projeto-piloto, capitaneado pelo Sebrae em parceria com o Senai, Fiemg, Abrasel e Sindipan, que selecionou 20 empresas, sendo dez bares e restaurantes e dez padarias. “O Senai vai entrar com consultoria técnica dentro da empresa para verificar os gargalos e otimizar os processos em prol de reduzir essa carga poluidora”, afirmou.
Premend
O Programa de Monitoramento de Efluentes Não Domésticos (Premend) é regulado pelos decretos 13.481/12 e 20.160/23, com novas diretrizes, estabelecidas desde fevereiro, referentes à entrega semestral para os estabelecimentos com fator K, menor ou igual a 1.2.
O Premend é destinado às pessoas físicas e jurídicas instaladas no Município que produzem e lançam efluentes não domésticos no sistema público de esgoto. O objetivo do programa é regularizar o estabelecimento perante os órgãos ambientais no que diz respeito aos efluentes líquidos e auxiliar na sustentabilidade dos sistemas de tratamento de esgoto (redes, estações, elevatórias) em prol do meio ambiente.
Mais informações sobre o Premend podem ser obtidas pelo e-mail: premend@uberlandia.mg.gov.br ou pelo telefone: (34) 3233-2502.