O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), por meio do Programa Buriti, firmou com a British American Tobacco (BAT) um termo de cooperação com a para recuperação e recomposição vegetal de uma área de 1 hectare. O acordo, assinado na última semana, vai possibilitar o plantio de 1,1 mil mudas. Os técnicos do Buriti já realizaram o cercamento e a demarcação da área protegida.
“Essa é uma parceria que vai ao encontro das demandas de proteção e preservação ambiental das nossas nascentes e áreas de mata ciliares. Com certeza vai contribuir para os bons resultados que estamos conseguindo em Uberlândia”, afirmou o coordenador da gerência ambiental do Dmae, Celismar Costa.
Para a gerente de sustentabilidade da BAT, Valéria Jobim de Souza Duran, esta é mais uma iniciativa de uma parceria de longo prazo que a companhia tem com o Dmae. “Essa é mais uma atuação em conjunto que temos realizado com excelentes resultados. Uma via de mão dupla que é benéfica para a BAT, o Dmae, o meio ambiente e a sociedade”, disse.
Recuperação de Nascentes
O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008, o Programa Buriti já executou o plantio de mais de meio milhão de mudas nativas, cercamento de aproximadamente 627 mil metros lineares e mais de 7 mil horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais.
Com estas ações, aproximadamente 6,9 mil hectares de área de preservação permanente (APP) foram preservados. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.