Neste mês de julho, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) segue com atividades de educação ambiental, em escolas municipais de Uberlândia e colégios particulares por meio do Programa Escola Água Cidadã (Peac). Nesta segunda (3), a iniciativa contou com uma visita guiada à Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco para alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Maria José Mamede Moreira.
As ações se estendem durante a semana e contam com a participação também de alunos do Colégio Gabarito, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Prof. Thales de Assis Martins e da Escola Municipal Prof. Leôncio do Carmo Chaves. Eles terão a oportunidade de visitar a ETA Capim Branco e a Fazendinha Águas Vivas com os monitores do Peac e, assim, entender sobre a história do saneamento em Uberlândia.
Para a supervisora do Peac, Priscilla Petrocelli, essas atividades são enriquecedoras. “O espaço da Fazendinha Águas Vivas é perfeito para nossas crianças estarem em contato direto com o meio ambiente. Já nossas visitas à ETA apresentam todo o processo que é feito com a água bruta, ampliando a consciência da redução do consumo de água”, explica.
O cronograma do Peac também inclui a participação do Dmae na 32ª Semana da Família Rural. O evento acontece de quarta (5) a sexta-feira (7) no campus Uberlândia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e tem a Prefeitura de Uberlândia como um dos apoiadores.
Peac
O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. Em 2022, o Peac atendeu 37.795 pessoas em 715 atividades presenciais. A iniciativa começou em 2003, destacando as ações contra o desperdício de água e foi regulamentada em 2015. Até o ano passado, cerca de 360 mil pessoas já haviam recebido alguma ação educativa do Peac.
Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail: escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br