O cuidado com o bem-estar e a saúde da população fez com que a Prefeitura de Uberlândia intensificasse os esforços no combate à dengue no município. Durante o primeiro semestre deste ano, foram realizadas cinco etapas do Mutirão Cidade Limpa, com atendimentos das regiões dos bairros São Jorge, Shopping Park, Morumbi, Jardim Ipanema e Mansour. Iniciada em abril, a força-tarefa, composta por diversas secretarias e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), conseguiu eliminar, por exemplo, mais de 130 mil criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.
“Com o Cidade Limpa, reforçamos serviços que já fazem parte da rotina da população e pudemos levar conscientização e orientação sobre a responsabilidade que cada um de nós tem na qualidade de vida em nossa cidade, ao manter quintais e lotes limpos e destinar corretamente os resíduos, entre tantas pequenas atitudes que evitam a proliferação do Aedes aegypti. Independentemente do Mutirão, esperamos que todos continuem fazendo a sua parte e contem sempre com a Prefeitura de Uberlândia”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Considerando todas as fases do Mutirão, mais de 222 mil pessoas foram alcançadas pela força-tarefa. Neste período, agentes de endemias, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), vistoriaram quase 46 mil imóveis, vedaram 65 caixas d’água e eliminaram 132.074 criadouros, além de 2.690 focos de larvas do mosquito transmissor. Ao todo, foram recolhidas quase 7,7 mil toneladas entre resíduos da construção civil (RCC), massa verde e volumosos, além de 1.487 lotes roçados e de 2.717 podas em árvores.
As atividades também resultaram no reforço da sinalização horizontal e vertical de uma área total de 5,1 mil metros quadrados (m²). Já pela Operação Tapa-buraco foi possível tapar, aproximadamente, 3,3 mil buracos nas vias percorridas pelo Mutirão, resultado obtido através da utilização de 569 toneladas de massa asfáltica. As regiões dos bairros Shopping Park e Morumbi também receberam o recolhimento de 54,3 toneladas de entulhos de seus lotes e vias. Destaque, ainda, para o patrolamento feito em 5,1 mil metros de extensão de vias e para a utilização de 800 toneladas de RCC na recomposição de ruas e avenidas.
Cada uma das regiões contempladas recebeu os serviços ao longo de mais de dez dias por meio da mobilização das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde, Obras, Trânsito e Transportes, Desenvolvimento Social e Educação e Dmae
Confira a seguir os principais serviços feitos pela força-tarefa em cada região:
· São Jorge: na região do bairro, a Prefeitura de Uberlândia vistoriou 7.501 imóveis, eliminou 27.966 criadouros e 718 focos de larvas do mosquito transmissor da dengue. Foram roçados 360 lotes e recolhidas mais de 1,5 mil toneladas de resíduos diversos, destinados corretamente pelas equipes de trabalho. As vias da região ainda tiveram 320 buracos atendidos pela Operação Tapa-buraco.
· Shopping Park: o bairro e as demais localidades contempladas na região receberam o empenho dos servidores municipais que efetuaram 10.050 vistorias em imóveis, eliminaram 37.728 criadouros e 885 focos de larvas do Aedes aegypti. Foram roçados 246 lotes e recolhidas mais de 1,9 mil toneladas de resíduos diversos, destinados corretamente pelas equipes de trabalho. As vias locais ainda tiveram 270 buracos atendidos pela Tapa-buraco.
· Morumbi: a Prefeitura de Uberlândia chegou até à região e vistoriou 10.560 imóveis, eliminou 28.932 criadouros, além de 641 focos de larvas do mosquito transmissor. Nas áreas cobertas pela força-tarefa, 320 lotes receberam roçagem e mais de 1,3 mil toneladas de resíduos diversos foram retirados e descartados corretamente. Cerca de 94 buracos também foram tapados por meio da Operação Tapa-buraco.
· Jardim Ipanema: na vez da região do bairro Jardim Ipanema, a Prefeitura vistoriou 6.130 imóveis, foi responsável pela eliminação de 17.884 criadouros e 249 focos de larvas do mosquito da dengue. 309 lotes foram roçados, 1.201 árvores podadas e mais de 1,1 mil toneladas de resíduos diversos recolhidos e destinados de forma correta. Ruas e avenidas da região tiveram 1.150 buracos tapados através de Operação da Secretaria Municipal de Obras.
· Mansour: por fim, nos bairros Mansour, Luizote de Freitas e Jardim Europa foram vistoriados 11.617 imóveis, eliminados 19.564 criadouros e mais 197 focos de larvas causadoras da dengue. Foram roçados 252 lotes, realizadas podas em 1.516 árvores e retiradas mais de 1,7 mil toneladas de resíduos diversos, também destinados corretamente pelo município. Pela Operação Tapa-buraco, 1.440 buracos foram tapados.
Confira aqui os serviços públicos destinados à coleta de cada tipo de resíduo