O Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), guiou, nesta quarta-feira (5), uma visita de campo em dois locais com áreas de preservação permanentes (APPs). A visita envolveu participantes da oficina do Programa de Regularização Ambiental em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). A visita teve como objetivo apresentar na prática as iniciativas do Programa Buriti e incentivar a adesão de produtores rurais ao “PRA Produzir Sustentável”, um projeto do órgão para regularização ambiental de imóveis rurais de Minas Gerais.
Ao longo dos anos, o Buriti já preservou aproximadamente 7,4 mil hectares de APPs, a partir do plantio de 523 mil mudas nativas, assim como cercamento de aproximadamente 668 mil metros lineares e mais de 14 mil horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais.
O supervisor do Programa Buriti, Masterson Ferreira, ressaltou a importância de preservar áreas próximas de nascentes de rios: “Além de benefícios para a propriedade rural, fazer a preservação garante água de qualidade e quantidade para a população de Uberlândia”, disse.
Bianca Lourenço, analista ambiental da Bioenergética Aroeira, participou da visita e comenta que foi possível esclarecer muitas dúvidas. “É de suma importância que os produtores rurais que trabalham conosco estejam em dia com as regularizações ambientais. Agora, vamos começar a colocar em prática o que aprendemos durante a ação de hoje”, comentou.