Viabilizado por meio do programa municipal “Usinas Culturais”, o documentário “Traços Femininos – quadrinistas de Uberlândia” será lançado neste sábado (8), às 16h, no Cineteatro Nininha Rocha, localizado no Centro Municipal de Cultura. O trabalho é de alunos do projeto promovido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMTC), para capacitação gratuita e produção audiovisual. Eles participaram da “Oficina de Concepção, Captação e Edição”, um dos nove módulos ofertados.
“É uma obra em audiovisual inspirada na exposição ‘Reverbera-Mulheres Quadrinistas’, que aconteceu no ‘UDI HQ’, exibida no começo deste ano no saguão da Biblioteca Pública Municipal. A mostra encantou demais os visitantes. O documentário lança o ponto de vista, reflexões, experiências e desafios enfrentados pelas quadrinistas participantes desta exposição, como a Adriana Porfírio, Anna Ferreira e Francesca Fermata. Como o universo das Histórias em Quadrinhos é predominantemente masculino, nós nos debruçamos sobre a participação feminina”, detalhou Michele Matalina, uma das criadoras do curta-metragem.
Durante o evento, haverá bate-papo para ampliar a discussão sobre o tema e da produção audiovisual. “Este é o resultado de muita dedicação e criatividade dos alunos, que aprenderam na prática como fazer um documentário, desde a concepção, roteiro, filmagem e edição. Esta experiência estimula para que realizem seus próprios filmes num mercado audiovisual em expansão”, destacou o instrutor e orientador da oficina, Cristiano Barbosa.
Prestigie!
O quê: Lançamento do documentário “Traços Femininos – Quadrinistas de Uberlândia” com a participação de Adriana Porfírio, Anna Ferreira e Francesca Fermata
Quando: Neste sábado (8)
Horário: 16h
Onde: Cineteatro Nininha Rocha, situado no Centro Municipal de Cultura – Praça Jacy de Assis – Centro
Duração do curta-metragem: 15min
Autores: Alexandre Roiz, Any Nunes, Cristiano Barbosa, Juan Hasbene, Marise Borges, Michele Matalina, Neto Capoeira
Entrada franca