O paratleta Rodrigo Parreira, que integra a equipe formada a partir de parceria entre a Prefeitura de Uberlândia – por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) –, Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube, se classificou para a final dos 100 metros rasos no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, em Paris (França). O resultado veio nesta sexta-feira (14), após ficar na quarta colocação na prova classificatória, com tempo de 12 segundos e 62 milésimos.
O paratleta, que representa a seleção brasileira em Paris, volta a competir na final, neste sábado (15), às 6h06 (horário de Brasília). A competição tem transmissão ao vivo pelo SporTV 2.
“Convido a todos para que acompanhem a prova e torçam por mim, pois isso faz toda a diferença nesse momento. Darei o meu melhor e espero retornar a Uberlândia com uma medalha”, destacou o paratleta, que na quarta-feira (12) também competiu no salto em distância e ficou na quinta colocação, com marca de 5,57 metros.
Antes de viajar para a França, Rodrigo manteve uma rotina de cinco treinos por semana no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento e orientação de profissionais de educação física da Futel.
Resultados
Entre as principais conquistas de Rodrigo Parreira estão duas medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 (prata no salto em distância e bronze nos 100 metros rasos) e duas medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019 (ouro no salto em distância e prata nos 100 metros rasos).
No ano passado, a principal conquista dele foi a medalha de ouro na prova de salto em distância no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, disputado em Fortaleza (CE), com a participação de paratletas de todo o país.