Na data em que se comemora o Dia Nacional do Futebol, nesta quarta-feira (19), as ações ligadas à modalidade desenvolvidas pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), ganham destaque. O esporte tem o maior número de alunos de iniciação esportiva dentre as 13 modalidades oferecidas pelas escolinhas da Futel: 2.606, com idades entre 6 e 18 anos. O número representa um terço do total de matriculados na iniciação esportiva (7.884).
As aulas gratuitas de futebol são oferecidas no Parque do Sabiá, Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) e Núcleo Viva Mansour. Também ocorrem nos poliesportivos Custódio Pereira, Dona Zulmira, Jardim América, Jardim Brasília, Luizote de Freitas, Patrimônio, Santa Luzia, São Jorge, Segismundo Pereira, Tancredo Neves, Tapuirama e Tocantins.
Para a realização das atividades nesses 15 espaços, a Futel desenvolve um trabalho contínuo de manutenção nos campos, com destaque para os cuidados periódicos nos gramados. Todo esse trabalho também gera resultados no alto rendimento da Futel, que, em parceria com o Uberlândia Esporte Clube (UEC), está entre as principais equipes da região, com bons resultados em todas as competições que disputa.
No ano passado, por exemplo, conquistou oito troféus em torneios como a 1ª Copa Sul Cup Triângulo e a Copa Imef, além de ter 22 atletas aprovados na peneira do Uberlândia Esporte Clube, na categoria Sub-15.
“O futebol é uma das grandes paixões dos brasileiros e em Uberlândia, graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura, crianças, adolescentes e adultos podem ter contato com o esporte gratuitamente, por meio das diversas iniciativas desenvolvidas pela Futel, que contemplam a iniciação esportiva, o alto rendimento e o esporte amador”, ressaltou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.
Esporte amador
Em um país que respira futebol pelos quatro cantos, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, também desempenha um importante papel no fomento ao esporte amador da cidade, ao promover, anualmente, competições de futebol de campo em categorias de base, adulto e máster. Além disso, apoia competições promovidas pela Liga Uberlandense de Futebol (LUF), grupos de congado e de futebol varzeano.
Futebol feminino
Cada vez mais praticado no país, o futebol feminino também recebe grande apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel. No ano passado, foi criada a equipe de alto rendimento de futebol feminino, através de uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, e o Uberlândia Esporte Clube (UEC).
O time já teve um excelente começo, ao ser campeão do Campeonato Mineiro de Futebol Feminino do Interior e alcançar a quarta colocação no Campeonato Mineiro, o que garantiu à equipe a classificação para o Campeonato Brasileiro – Série A3, deste ano.
Estádio Parque do Sabiá
Outro destaque para a prática de futebol em Uberlândia é o Estádio Parque do Sabiá, espaço que é administrado pela Prefeitura de Uberlândia e tem recebido importantes jogos.
Em 2023, por exemplo, o Estádio Parque do Sabiá sediou a partida entre Tombense e Palmeiras (pela Copa do Brasil, com 22.888 torcedores) e o clássico mineiro Cruzeiro e Atlético-MG (pela 9ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com presença de 34.344 pessoas), além de partidas do Uberlândia Esporte Clube pelo Módulo II do Campeonato Mineiro de Futebol.
Considerado o 9º maior do país pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Estádio Parque do Sabiá tem 15 mil metros quadrados, é adaptado para cadeirantes (inclusive, conta com elevador) e está liberado pela Polícia Militar para receber até 39.990 pessoas nas cadeiras e arquibancadas durante os eventos esportivos. Já no caso de shows, com a utilização do gramado pelo público, esse número aumenta e pode chegar a 46.782 pessoas.