O Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate), de Uberlândia, passa a atender com mais uma UTI móvel a partir desta segunda-feira (24). O veículo será usado para atendimentos pré-hospitalares e de socorro da comunidade, por meio de uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e militares. O Siate opera graças a uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) e a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia, da Universidade Federal de Uberlândia (Faepu/UFU).
Ao contar com regulação única e equipes mistas de atendimento, o Siate oferece atendimentos à comunidade durante 24 horas, com segurança e suporte integrais em várias situações de emergência ou clínicas. De acordo com dados do 5º BBM, entre janeiro e junho deste ano, o Siate atendeu e transportou 5.877 pacientes para as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), da Prefeitura de Uberlândia, e 624 para o Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU), totalizando mais de 6.500 atendimentos.
“Os números são a comprovação do sucesso do modelo único implantado pela nossa gestão em 2019, oferecendo todo suporte com profissionais da saúde e militares, todos treinados para salvar vidas em todos os momentos”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Em Uberlândia, o governo municipal investiu, só em 2023, 32,43% do seu orçamento na área da saúde, enquanto que o mínimo previsto pela Constituição Federal é de 15%. “Não à toa, receberemos neste segundo semestre uma comitiva da Câmara dos Deputados para divulgar para o Brasil como o povo de Uberlândia é cuidado com excelência. Agradeço e peço que Deus abençoe nossos servidores, médicos, enfermeiros, técnicos e militares, que diariamente prestam seus serviços ao nosso povo”, afirmou o prefeito.