O atleta Marco Túlio Silva e o treinador Robson Medeiros – ambos da equipe formada pela parceria entre Prefeitura de Uberlândia por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Praia Clube e Exército – viajam na próxima terça-feira (1°) para Mayaguez, em Porto Rico, para integrar a seleção brasileira no Pan-Americano de Atletismo Sub-20. A competição será disputada entre os dias 4 e 6 de agosto, com participação de mais de 50 países das três Américas.
Essa é a terceira convocação de Marco Túlio para a seleção brasileira em 2023. Nas duas primeiras, ele conquistou medalha de prata no Sul-Americano de Cross Country, em Poços de Caldas, e bronze no Sul-Americano, em Bogotá, na Colômbia.
Antes da viagem, Marco Túlio faz treinos no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) nesta sexta (28) e na segunda (31), a partir das 7h.
“Esse momento é de foco total, pois é uma competição bastante difícil, mas também uma grande oportunidade para que o Marco Túlio supere as próprias marcas e conquiste um espaço ainda maior no atletismo”, ressaltou Robson Medeiros.
Atualmente em primeiro lugar no ranking brasileiro sub-20 e em quinto no ranking das Américas, Marco Túlio, 19 anos, competirá na prova de 800 metros rasos.
“Estou otimista e espero fazer o meu melhor, pois tenho me preparado para esse desafio há bastante tempo e sei o quanto é importante para qualquer atleta chegar a uma competição tão importante quanto o Pan-Americano”, disse Marco Túlio.
O atleta
Considerado um dos principais nomes do atletismo brasileiro em sua faixa etária, Marco Túlio Silva foi revelado pelas escolinhas da Futel e tem, entre as suas conquistas, medalha de prata nos 800 metros na Seletiva Nacional Gymnasiade Escolar 2022 e medalhas de bronze nos 1.500 metros na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo.
Em janeiro deste ano, ele ficou com a prata na prova de 8 km do Campeonato Sul-Americano de Cross Country, em Poços de Caldas (MG), representando a seleção brasileira. No início de abril, conquistou duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, em Cascavel (PR). Em maio, foi medalha de bronze no Sul-Americano Sub-20, em Bogotá, na Colômbia. Ainda em seu currículo está a participação no Troféu Brasil, realizado em Cuiabá, no dia 7 de julho, quando obteve a sua melhor marca pessoal nos 800 metros com 1.50.05.