O prefeito Odelmo Leão participou, na noite desta quinta-feira (27), da inauguração da nova unidade de beneficiamento de sementes da Bestway Seeds do Brasil, em Uberlândia. Localizada na BR-365, na saída para Monte Alegre de Minas, a nova planta marca a expansão da empresa, com investimentos de cerca de R$ 120 milhões e geração de 250 empregos diretos na cidade.
Essa será a segunda unidade da Bestway Seeds, empresa que é especializada em Tolling de Beneficiamento de Sementes de Milho, processo que consiste no recebimento, secagem, debulha, classificação, tratamento, ensaque e armazenamento das sementes.
A expansão fará a indústria aumentar em quase sete vezes sua capacidade produtiva, chegando, com as duas plantas, a 2,3 milhões de sacas de milho por ano, de acordo com a empresa. O espaço inaugurado dispõe de uma área total aproximada de 20,72 hectares, contando com grande espaço remanescente para novas ampliações.
Durante o evento, o prefeito Odelmo Leão ressaltou o papel da administração municipal como estimuladora do desenvolvimento de Uberlândia, além da expectativa por mais um investimento na agricultura local. “A função do poder público é ser facilitador. Esse é um investimento em um solo fértil e em pessoas que sabem trabalhar e que acreditam naquilo que fazem. Uma boa agricultura começa com boas sementes e, aqui, ainda temos o pó de basalto. Espero que essa noite seja o prenúncio de grandes colheitas para o nosso município”, afirmou.
História
Com atividades iniciadas em 2017, quando foi inaugurada a primeira planta em Uberlândia, na BR-452, na saída para Araxá, a Bestway Seeds do Brasil trabalha com outras sementes, como sorgo, mamona, girassol e soja, mas 80% da sua capacidade produtiva se concentra no beneficiamento de milho.
Com a expansão, a indústria passou a contar com duas unidades, ambas instaladas em uma cidade estratégica, pois 80% da produção de sementes de milho do Brasil está concentrada dentro de um raio de 400 km a partir do segundo maior município do estado de Minas Gerais.
A Bestway Seeds do Brasil presta serviços para clientes como a Bayer/Monsanto, Corteva Agriscience (Dupont/Pioneer+Dow), Syngenta, LP, Limagrain, Advanta Seeds/UPL, entre outros.