A equipe da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), em parceria com Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube disputa três importantes competições nos próximos dias. A primeira delas, a 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo, será neste fim de semana, sábado (29) e domingo (30), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A Futel/CDDU/Praia Clube será representada pelos paratletas Marco Túlio Cruz, Letícia Lucas, Tayana Medeiros, Lara Lima, Mateus Assis, André Paz, Ângela Teixeira, Caroline Fernandes e Edilândia Araújo. O treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel, também acompanha a equipe.
Em seguida, nos dias 3 e 4 de agosto, os paratletas Ângela Teixeira, Caroline Fernandes, Edilândia Araújo e André Paz e o treinador Weverton Santos integrarão a seleção brasileira no Chile 2023 Invitational Competition. A competição acontece em Santiago, com a participação de países das Américas que buscam a confirmação de vagas nos Jogos Parapan-Americanos do Chile, a serem disputados em novembro.
Já no fim do mês, entre os dias 22 e 30 de agosto, Ângela Teixeira, Edilândia Araújo, Caroline Fernandes, Lara Lima, Mateus Assis e Tayana Medeiros e o treinador Weverton Santos participam do Campeonato Mundial de Halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes, com a participação de representantes de diversos países.
“São três competições muito importantes e tenho certeza que a Futel/CDDU/Praia Clube alcançará grandes resultados em todas elas, afinal, nossos paratletas estão muito bem preparados e são referências no halterofilismo”, comentou a diretora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa.
Resultados recentes
Atualmente, Uberlândia está entre as principais potências do halterofilismo brasileiro. Somente no ano passado, 34 paratletas de equipes parceiras da Futel somaram 128 medalhas em importantes competições nacionais e internacionais, com destaque para as 40 medalhas (23 de ouro, 11 de prata e 6 de bronze) no Regional Open das Américas de Halterofilismo, nos Estados Unidos, e as 11 medalhas (6 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze) na Copa do Mundo de Halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes.