Com a finalidade de salvar vidas e preparar funcionários, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) recebeu, na tarde desta sexta-feira (28), um treinamento de prevenção a situações de incêndio. A simulação envolveu cerca de 200 pessoas, entre brigadistas de incêndio e profissionais da instituição. Enquanto ocorria o treinamento, os serviços de atendimento foram mantidos normalmente.
A ação integrou a Operação Rota de Emergência, projeto idealizado e supervisionado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O treinamento foi elaborado pela equipe de brigadistas do hospital e acompanhado pelos militares que, ao final, avaliaram e orientaram sobre as tomadas de decisões.
Durante o teste de evacuação do Hospital, brigadistas e bombeiros foram divididos pela unidade de saúde para auxiliarem com as rotas de fuga. Profissionais de diversos setores puderam participar, como os que atuam nas áreas de internação, UTI, farmácia e medicina do trabalho.
“Conseguimos testar na prática para simular uma situação real e entender como está o nosso processo de comunicação interna. Essa integração entre os setores do hospital é muito importante, para sabermos se todos estão preparados”, disse o engenheiro em segurança do trabalho e coordenador da brigada de incêndios do HMMDOLC, Felipe Maciel.