Fornecer os cuidados necessários às espécies plantadas em praças e áreas verdes é uma ação rotineira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS). Com mais um caminhão pipa exclusivamente à disposição, a irrigação das praças está sendo aprimorada. Além de considerar o período de escassez das chuvas, a otimização beneficia áreas em que aconteceu plantio de mudas e de grama recentemente, até a pega completa.
Nesta semana, as equipes e os veículos da SMMAS e Horto Municipal atuam na região central: praças Tubal Vilela, Cicero Macedo, Clarimundo Carneiro, Coronel Carneiro e Adolfo Fonseca. A expansão para os bairros será realizada na sequência, com cronogramas elaborados diariamente, seguindo as necessidades de cada uma das áreas espalhadas pelo município.
O trabalho é intensificado em locais onde houve plantio recente de grama obtida via medida compensatória ou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e de espécies ornamentais produzidas no Horto (moreia, gerânio, hemeriocalis, vedélia, dracena, singônio, liriope, azaléia, tumbérgia, íris, grama amendoim, entre outras).
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Larissa Espíndula, destaca a importância de fortalecer e desenvolver o plantio que está sendo feito nas praças. “A escassez de chuvas nessa época pode levar à desidratação das plantas, comprometendo sua saúde e beleza. Além disso, a irrigação adequada contribui para a manutenção do verde urbano e cria um ambiente agradável para o convívio social”, pontuou.