O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já conta com 140 hidrômetros com medição de consumo à distância (telemetria) instalados em grandes consumidores como indústrias, condomínios e comércios. A meta para os próximos meses é chegar a 1 mil medidores instalados. A tecnologia utilizada é a Internet das Coisas (IoT), que consiste no hidrômetro equipado com sensor e um transmissor. Além do monitoramento diário do consumo, a medição à distância também detecta vazamentos, reduzindo perdas devido à rapidez na descoberta e correção.
De acordo com o chefe do Núcleo de Medição Remota, Clodoaldo Henrique de Oliveira, a instalação de medidores equipados com telemetria em grandes consumidores começou no ano passado e evoluiu bastante nos últimos quatro meses. “O objetivo é ampliar o uso dessa tecnologia, em que o Dmae consegue monitorar o consumo diário e atender rapidamente em casos de vazamentos ou alterações no padrão de consumo”, disse
O dispositivo não tem custos para o consumidor e está instalado em medidores acima de 1,5 polegada. Os principais locais que contam com medidores equipados com telemetria são: Distrito Industrial, Chácaras Tubalina, Jardim Holanda, Santa Mônica, entre outros.
Fase de testes
Em 2020, O Dmae iniciou um projeto piloto, em que realizou a medição de consumo por leitura remota em 40 grandes consumidores de água em Uberlândia por meio da tecnologia Internet das Coisas (IoT). A fase de testes durou seis meses e a medição remota era realizada duas vezes ao dia, com acompanhamento dos dados via web.