Reforçando a importância do diagnóstico precoce para o tratamento imediato do câncer infantojuvenil, a Prefeitura de Uberlândia apoiou e realizou nesta quinta-feira (3), no auditório Cícero Diniz, no Centro administrativo, a ação “Sensibilização para o Câncer Infantojuvenil”. O encontro é uma iniciativa do Lions Clube 21 de abril, com apoio das secretarias de Educação e Saúde, do Grupo Luta pela Vida, Hospital do Câncer do município e do setor de Oncologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
Com o objetivo abordar os primeiros sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, de modo a proporcionar um olhar mais atento, o evento, que ocorre pela primeira vez, envolveu profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), agentes de saúde escolar, diretores de escolas municipais e grupos multiprofissional de atendimento escolar. O evento também apresentou o fluxo do paciente, desde seu diagnóstico até o tratamento, e destacou o papel do voluntariado de instituições filantrópicas no acolhimento de crianças e adolescentes com câncer e familiares.
“É preciso sensibilizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados se diagnosticados precocemente. Nós queremos redobrar a atenção dos nossos profissionais da saúde e das escolas para ficarem atentos ao perceberem qualquer sinal, queixa ou sintoma anormal neste público e, assim, orientar melhor os pais e responsáveis”, destacou o secretário municipal de Saúde, Clauber Lourenço.