Com uma estruturada gestão de políticas públicas para a geração de emprego e renda e o apoio e estímulo constantes da Prefeitura de Uberlândia ao empreendedorismo local, o segundo maior município do estado de Minas Gerais é destaque mais uma vez no cenário nacional. Pelo segundo ano consecutivo, Uberlândia está presente no Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O documento aponta a cidade entre as 20 do país em número de cervejarias (17ª no ranking) e a 12ª em quantidade de cervejas artesanais registradas.
De acordo com o Anuário da Cerveja 2022, divulgado no último mês, Uberlândia possui 11 cervejarias artesanais e 588 rótulos com cadastro junto ao Mapa, 38% a mais que o total de produtos registrados em 2021. Em Minas Gerais, as cervejas uberlandenses representam 9,5% da produção estadual.
Destaque nesse segmento, que comemora nesta sexta-feira (4) o Dia Internacional da Cerveja, Uberlândia conta com o Programa Municipal de Fomento Cervejeiro, criado pela Prefeitura, por diretriz do prefeito Odelmo Leão, por meio da lei municipal 12.801 de 2017. Fator que contribui para o crescimento local do mercado, registrado nos últimos anos, esse programa permitiu a adequação de leis à realidade das microcervejarias. Além disso, autorizou a implantação desses empreendimentos na grande maioria dos bairros da cidade e criou um selo de origem, atestando a qualidade e regularização das marcas.
Desde o início do Programa Municipal de Fomento Cervejeiro, a Prefeitura de Uberlândia mantém apoio ao segmento local, realizando, anualmente, dois eventos específicos para divulgá-lo. Há também o estímulo para participação frequente das cervejarias uberlandenses em diversos eventos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Critérios do Anuário da Cerveja 2022
A mais recente publicação do Anuário da Cerveja considerou apenas as cervejarias e produtos do segmento com registro válido no ano de 2022 em todo o país. Não foram inseridos no documento os estabelecimentos que continham no seu escopo previsão de elaboração de cerveja, porém sem produtos registrados, assim como os empreendimentos exclusivamente importadores e exportadores de cerveja.
No Anuário, além das informações do próprio Ministério da Agricultura e Pecuária, foram utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Portal Único Gov.br, do Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (Agrostat), do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro) e do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos (Sipe Oraflex).