Uberlândia segue em destaque no fomento à economia e favorecendo a geração de emprego e renda à população. De acordo com os dados do Ranking de Formalização Municipal, divulgado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), no último mês, o município se destacou ao permanecer como o primeiro mais ágil na abertura de novas empresas dentre as cidades de grande porte do Estado. Na análise de 464 novos negócios abertos, o tempo médio de concretização da abertura foi de 12,8 horas. Em janeiro deste ano, o Município já havia conquistado a posição destaque.
O resultado mostra a importância Integrador Municipal, moderno sistema implementado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Empresa Municipal de Processamento de Dados (Prodaub), e que interliga em uma única plataforma a base de informações local com a da Jucemg e da Receita Federal. O Integrador distribui digitalmente os dados de forma automática entre os órgãos das diferentes esferas, que podem gerar suas autorizações em um clique. O serviço oferece ainda diversas outras vantagens para o solicitante, como a padronização das informações, integração entre os órgãos participantes e plataforma única de acesso pelos usuários.
Para se ter uma ideia da rapidez do trâmite em Uberlândia, por exemplo, Belo Horizonte levou, em média, 17,22 horas para realizar cada formalização. Outras cidades de maior porte, como Betim, Montes Claros e Juiz de Fora, levaram, respectivamente, 13,21, 13,9 e 57,63 horas. A liderança revelada pelo levantamento persiste no comparativo com as cidades que compõem as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Com a agilidade possibilitada aos empreendedores, a cidade também se destaca no número de negócios formalizados. Somente no primeiro semestre de 2023, Uberlândia registrou a abertura de 11.730 empresas. O número supera em 915 aberturas o resultado contabilizado pela Jucemg no mesmo período do ano passado, quando foram verificadas 10.815 constituições no município.
Os critérios utilizados para a verificação dos prazos pela Jucemg consideram órgãos municipais e licenças (como inscrição municipal e alvará), movimentos de constituição de todas as naturezas jurídicas, empresas com registro em Junta Comercial e constituição de matrizes.
Base de dados interligada
O Integrador Municipal fica disponível dentro do Portal da Prefeitura de Uberlândia, na página “Empreendedor”. Ao acessar o Integrador, o empresário é redirecionado para o canal da Jucemg, onde é feito o preenchimento de dados que possibilitam a criação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a certificação urbana para operação do estabelecimento e o cumprimento de outras exigências fiscais. (Clique aqui e acesse)