Com a participação de 450 agentes de serviços gerais (ASGs), a Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou nesta quinta-feira (10) a “Capacitação dos ASGs na execução do Programa Municipal de Alimentação Escolar”. O curso está alinhado com a proposta da gestão municipal de oferecer alimentação balanceada e de qualidade em suas escolas e será oferecido no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).
O aperfeiçoamento também garante que a produção das merendas siga todas as normas higiênicas e sanitárias determinadas pela resolução 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Durante os encontros serão abordados temas como atribuições e importância do manipulador de alimentos, trabalho em equipe, o caminho do alimento até a escola, a importância dos cardápios e os quatro pilares da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO): nutrição, produção, ambiente e qualidade de vida. A FAO, sigla em inglês para Food and Agriculture Organization, é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada ao combate à fome e à desnutrição.
Diante da alta procura pela capacitação, a equipe do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae), da SME, dividiu os inscritos em quatro turmas e cada uma participará de um aperfeiçoamento de quatro horas. Durante o curso, cada participante também receberá um jaleco personalizado que complementa o conjunto de equipamentos de proteção individual (EPIs), utilizados diariamente nas cantinas escolares.
“Este curso é mais uma ação municipal em prol da excelência da merenda escolar. Atendendo uma determinação do prefeito Odelmo Leão, estamos sempre trabalhando para aperfeiçoar as merendas escolares, garantindo condições de produção cada vez melhores e oferecendo cardápios mais nutritivos e balanceados”, disse a coordenadora do Pmae, Tânia Martinelli.