Com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Uberlândia voltou a sediar depois de quatro anos a Taça Minas de Goalball, com participação de oito equipes masculinas e três femininas, de Uberlândia e outras regiões do Estado. A competição realizada no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), espaço inaugurado pelo prefeito Odelmo Leão em 2018, foi encerrada neste sábado, com a equipe da Adevidel de Belo Horizonte campeã masculina e o time do ICBC de Uberaba campeão feminino. As equipes de Uberlândia, Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi) e da Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo Mineiro (Adevitrim), competiram no masculino.
“Foi muito importante o retorno desta competição a Uberlândia. Este é mais um evento, que contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Futel, e mostrou a força esporte paralímpico em nossa cidade”, disse a diretora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa.
O presidente da Adevitrim, Edu Charles Faustino, também falou sobre a realização do evento em Uberlândia. “Tivemos a participação de equipes de diferentes regiões de Minas Gerais e, por isso, o nível técnico foi muito bom. O apoio da Prefeitura de Uberlândia tem sido muito importante e fundamental para o fortalecimento para as associações e do paradesporto de um modo geral”, disse.
O presidente da Adeviudi, Ivando Pereira, também falou sobre a Taça Minas de Goaball. “Estamos muito felizes com a volta desta competição tão importante para Uberlândia. Quero dar os parabéns a todos os participantes e agradecer o apoio do poder público”, destacou.
Modalidade
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem 21 alunos no goalball, com aulas gratuitas oferecidas no CIE, tanto na iniciação esportiva quanto no alto rendimento. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no local em que a atividade é oferecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de endereço.