A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e do Comitê BIM UDI, promoveu, na manhã desta quarta-feira (16), capacitação para servidores da diretoria de compras e engenheiros/arquitetos atuantes na fase interna dos procedimentos licitatórios. Intitulado “Desafios na Implantação da Metodologia Building Information Modeling (BIM – em tradução: Modelagem de Informação da Construção) na Administração Pública”, o evento ocorreu na Sala de Reuniões, no Centro Administrativo, e reuniu cerca de 50 participantes. Também acompanharam o treinamento equipes da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
O treinamento é uma das primeiras atividades relacionadas à “Estratégia BIM – Uberlândia”, instituída pelo Decreto Municipal n° 20.536, que busca a gestão e monitoramento da utilização da plataforma na execução de obras e serviços de engenharia. Todo o conteúdo foi ministrado pelo engenheiro civil Anderson Alvarenga, um dos especialistas que atuou na elaboração da “Estratégia BIM BR” no Governo Federal, e pelo gerente de projetos que atuou na implantação da metodologia no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Allan Melo. O propósito foi conhecer a metodologia utilizada para a implementação no âmbito da administração pública.
A adoção dessas práticas de gestão pública está em consonância com as disposições da Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC – Lei Federal nº 14.133), que prevê a utilização da metodologia BIM de maneira preferencial nas contratações de obras e serviços de engenharia.