Celebrada no mês de agosto, a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose busca estimular ações educativas e preventivas, além de apoiar as atividades de prevenção e combate à doença e difundir os avanços técnico-científicos. Para isso, a Secretaria de Saúde, por meio do Laboratório de Entomologia e Malacologia Aplicadas, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), realizou entre os dias 10 e 18 deste mês várias ações de conscientização sobre o tema.
A data da semana foi estipulada pelo Ministério da Saúde em conformidade com a Lei nº 12.604/201, que institui a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose. As atividades promovidas pela UVZ aconteceram nas unidades básicas de saúde localizadas nos bairros endêmicos para a leishmaniose visceral canina. São eles: Jardim Ipanema, Mansões Aeroporto, Aclimação, Nossa Senhora das Graças, Morada dos Pássaros e Morumbi.
Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) fizeram palestras e distribuíram materiais informativos sobre a doença para os pacientes aguardavam nas salas de espera. “Nossa ação teve o intuito de conscientizar, de forma mais efetiva, os moradores destas regiões com informações sobre a doença, principalmente de como são desenvolvidas as ações de controle no bairro e no município” destacou a médica veterinária e coordenadora do Laboratório de Entomologia da UVZ, Márcia Beatriz Cardoso de Paula.
Monitoramento constante
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde, trabalha rotineiramente na prevenção e combate a diversos parasitas e avanço de doenças junto à população. Uma das frentes de atuação está no controle da leishmaniose visceral (LV) canina – uma zoonose parasitária, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como grave problema de saúde pública no mundo dadas as suas características clínicas de evolução grave, podendo ser fatal em indivíduos não diagnosticados oportunamente e tratados adequadamente.
Sendo assim, a equipe realiza, de forma sistematizada e contínua, ações de busca ativa de animais infectados com o objetivo de orientar sobre destinação e tratamento adequados. O trabalho é feito por meio de visita às residências e coleta de sangue dos animais para verificar a presença da doença nos cães. Mais informações sobre o programa e as ações o telefone da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) é 3213-1470.