Com o intuito de mostrar a integração entre tecnologia, inovação, sustentabilidade e o universo rural, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), apresentará diversas ações durante a 59ª edição da Exposição Agropecuária do Sindicato Rural de Uberlândia, o Camaru 2023. Na área batizada de Fazendinha Camaru, o destaque deste ano é a estrutura produtiva leiteira. O visitante ainda poderá participar do espaço interativo Agro Lab, onde serão demonstradas soluções para impulsionar o segmento. O Camaru 2023 começa dia 31 de agosto e vai até 9 de setembro.
“A agropecuária é um setor fundamental da nossa economia, que produz renda e gera empregos. Na Fazendinha Camaru, mostramos parte do trabalho de apoio e estímulo ao produtor rural que a Prefeitura de Uberlândia realiza diariamente. Também oferecemos informações e orientações que podem inspirar as novas gerações a terem consciência ambiental, interesse pela inovação e compreenderem o potencial da tecnologia aplicada ao campo, agregando valor ao setor agrícola e que beneficiam toda a cadeia, desde o produtor até o consumidor final”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Por dentro da Fazendinha Camaru
Um dos destaques da Fazendinha Camaru é o Agro Lab. Ambiente lúdico e prático, projetado como uma fazenda leiteira, a estrutura foi desenvolvida para receber, principalmente, estudantes, que terão a oportunidade de saber mais sobre a produção de leite. Ainda nesse projeto educativo, que tem o apoio da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os visitantes ainda poderão acompanhar formas para otimizar recursos e aprimorar processos ligados à área.
A Fazendinha também vai oferecer conhecimento sobre outras experiências relacionadas ao campo. Na área de aquicultura, haverá detalhamento sobre dois sistemas de produção: aquaponia (técnica de cultivo sem utilização de terra, aliando o cultivo de plantas com a criação de peixes) e fertirrigação (processo de aplicação de fertilizantes via irrigação).
No âmbito da agricultura, técnicos da SMAEI apresentarão aos visitantes culturas e sistemas de cultivo sustentáveis, destacando o uso do pó de basalto como remineralizador. Além disso, foi preparado um ambiente de aproximadamente 60 metros quadrados de agrofloresta, com hortaliças, árvores frutíferas e de sombra. Outro ambiente, dividido em áreas de 500 metros quadrados, será dedicado às culturas do trigo, sorgo e girassol.