O paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho, ambos da equipe da Prefeitura de Uberlândia – por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), em parceria com o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e o Praia Clube – integrarão a seleção brasileira no Fortaleza 2023 World Boccia Cup, competição que será disputada entre 2 e 9 de setembro, em Fortaleza (CE), com a participação de representantes de diversos países.
Antes disso, entre sábado (26) e sexta (1°), Mateus e Oscar participarão da fase de treinamento da seleção brasileira de bocha paralímpica, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), em São Paulo. “É uma alegria enorme ser novamente convocado pela seleção brasileira e espero fazer o meu melhor nessa importante competição. Sei que é um grande desafio, mas estou focado e acredito que tenho boas chances de conquistar uma medalha”, destacou Mateus.
Resultados
Considerado um dos principais nomes da bocha paralímpica brasileira, Mateus Carvalho treina cinco vezes por semana no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), acompanhado pelo assistente esportivo Oscar Carvalho e com orientações do treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel.
Entre seus principais resultados estão o tricampeonato brasileiro (2015, 2018 e 2022), medalhas de ouro na Copa América de pares e equipes (2015), prata (individual) e ouro (pares) no Campeonato Regional das Américas (2018), ouro (pares) na Copa América (2019), bronze (individual) e ouro (pares) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019), ouro (individual) e prata (pares) na Copa América (2021) e prata na 1ª etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2022). Além disso, Mateus esteve entre os representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.