Para garantir a proteção de cães e gatos contra a raiva, as equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) continuarão percorrendo a zona rural até o dia 1º de setembro. Até o momento, mais de 11 mil animais já foram imunizados. Nesta primeira etapa da campanha, os agentes do Programa de Controle da Raiva estão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, percorrendo chácaras e fazendas. Aos sábados, o trabalho tem ocorrido em distritos e bairros limítrofes com a zona rural.
Neste sábado (26), os agentes estarão no Fidel Castro e na Vila Marielza. Os profissionais responsáveis pela aplicação das doses contra a doença utilizam uniformes, bem como crachás de identificação, equipamentos de segurança durante as visitas às residências, além de utilizarem veículos identificados da Prefeitura de Uberlândia.
Podem ser imunizados cães e gatos com idade acima de três meses. O objetivo é garantir que a cidade continue sem registros da doença – uma infecção viral aguda que não tem cura, pode levar à morte e é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais.
Para os animais que estiverem doentes, em período de gestação ou amamentação, os tutores devem encaminhá-los ao Centro de Controle de Zoonoses quando estiverem recuperados e desmamados.
A coordenadora do programa, Lilian de Andrade, destaca que os proprietários devem ter consciência e aproveitar a oportunidade de prezar pela saúde dos animais. “É uma campanha importante, que garante a saúde dos animais e dos seres humanos. Por isso, pedimos o apoio de todos para que facilitem a entrada dos agentes em suas propriedades”.
Dúvidas e esclarecimentos sobre a Campanha de Vacinação Antirrábica podem ser informados pelo telefone: (34) 3213-1470.