A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), realizou, neste sábado (26), na Arena Sabiazinho, o 5º Torneio Futel Festival de Basquete, com participação de mais de 150 atletas de 15 equipes mistas das categorias sub-11 e sub-13, de escolinhas e clubes não federados. Todos os atletas receberam medalhas de participação e as equipes do Gabarito sub-11 (série A), Futel sub-11 (série B) e Praia Clube sub-13, que ficaram em primeiro lugar, foram premiadas com troféus. O evento faz parte do projeto “Basquete Campeão – Praça de Esportes”, que conta com o apoio do Sistema Martins, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
“Mais uma vez tivemos um excelente número de participantes e jogos de bom nível técnico. Nessas duas categorias, há também um grande interesse dos pais e familiares dos atletas, por isso, o público presente foi muito bom”, disse a coordenadora do evento, a profissional de educação física da Futel Maria Cláudia Moraes.
Para Rodrigo Gervásio, pai do Gustavo de 10 anos, o torneio contribui muito para a socialização das crianças. “O contato com outros atletas de outros clubes é muito importante. Além disso, tem a questão da união das crianças dentro da equipe, já que basquete é uma modalidade coletiva e assim, o resultado vem a partir do trabalho coletivo. Fui atleta de basquete no UTC e vejo hoje o quanto é importante o trabalho e o apoio que a Prefeitura e a Futel dão às crianças”, comentou.
Atendimento
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem 303 alunos no basquete, sendo 255 na iniciação esportiva e 48 no alto rendimento. As aulas gratuitas são oferecidas no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) e no UTC.