Os moradores de Uberlândia têm um canal exclusivo para informar vazamentos de água e esgoto ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O serviço, que funciona por meio da opção 02 do Zap da Prefeitura, no (34) 3239-2800, está disponível 24 horas. Para a realização do reparo, o contribuinte deve enviar foto e endereço do local. A partir dessas informações, a autarquia faz uma triagem e direciona uma equipe de manutenção para fazer o reparo.
Normalmente, o conserto é realizado no prazo de um dia útil. Contudo, o Dmae prioriza as correções maiores de vazamentos para reduzir a perda do recurso hídrico e garantir a continuidade do abastecimento. As informações do local são importantes para identificar o tipo de vazamento e executar o reparo com mais rapidez, conforme o tipo de vazamento.
O coordenador da gerência de manutenção de redes de abastecimento de água, Celso de Souza Carvalho, ressalta que o apoio da população é essencial, uma vez que contribui para a redução de perdas do recurso hídrico. “O setor de manutenção corrige cerca de 50 vazamentos por dia. E essa parceria da população contribui para a melhoria na prestação do serviço”, disse.
Outros Serviços
Além de comunicar vazamento, o contribuinte pode fazer uso de diversos serviços pelo Zap da Prefeitura como solicitar a 2º via da conta ou da taxa da coleta de lixo, a certidão de quitação de débito, histórico de consumo ou pedido de religação.
Fone Fácil 115
O Dmae também atende pelo Fone Fácil 115. Nele é possível tirar dúvidas e solicitar esclarecimentos sobre seu hidrômetro, leitura mensal, valor da conta, taxa de lixo, cálculos, relatar problemas e informar vazamentos; solicitar religação de água; informar vazamentos na calçada/rua; Refluxo de esgoto rua/residência e solicitar vistorias internas.
Fique ligado!
Para informar vazamentos nas redes de água e esgoto, acesse o Zap da Prefeitura (3239-288) e digite a opção 02.