Paratletas de atletismo, bocha e natação da equipe formada a partir de parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube integram a seleção mineira nas Paralimpíadas Escolares 2023. A competição começa nesta terça (29) e continua até sábado (2), em Brasília (DF), com representantes do todo o país.
A Futel/Aparu/Praia Clube será representada pelos paratletas Yngred Assis, Caio Tavares, Rayca Gontijo, Elcy Fonseca, Eduardo Gomes, João Victor Tavares, Maria Clara Ferreira, Davy Gadelha e Yuri Gadelha, além de staffs e treinadores.
“A convocação demonstra a força e a importância da parceria entre Prefeitura, Aparu e Praia Clube, além de representar uma grande oportunidade para esses jovens. Todos eles estão focados e certamente representarão muito bem a seleção mineira na competição”, disse a diretora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa.
Atendimento
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, em parceria com associações, atende 297 paratletas na iniciação esportiva e no alto rendimento. As aulas e os treinos – nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, natação e parabadminton – acontecem no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) e no CIE (Centro de Iniciação ao Esporte).