No intuito de reforçar a importância do aumento da cobertura vacinal na região, a Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa Municipal de Imunização e em parceria com a Superintendência Regional de Saúde, realizou nesta terça-feira (29), uma capacitação voltada aos profissionais das secretarias de saúde da macrorregião de saúde do Triângulo Norte, que abrange 27 municípios.
Com mais de 130 profissionais presentes, o momento foi realizado no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo. A apresentação do Programa Municipal de Imunização sobre a atuação em Uberlândia foi acompanhada de palestra do pediatra e epidemiologista José Geraldo Leite. Também houve participação de empresa fabricante de imunizantes em âmbito nacional.
A programação serviu para sensibilizar, atualizar e discutir estratégias que contribuam para a melhoria da cobertura vacinal da região. Entre as pautas, foram tratadas as vacinas especiais para grupos específicos que tenham comorbidades e, ainda, a hesitação vacinal (dificuldade de entendimento da população sobre a relevância das vacinas).
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, divulgado em 2022, os índices de cobertura vacinal, que chegaram a 97% em 2015, caíram a 75% em 2020, índice alcançado originalmente em 1987. Em Uberlândia, conforme explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira, o cenário não é diferente.
“Desde o início da gestão, trabalhamos para mudar a realidade. Em 2019, chegamos em 90% na cobertura de várias vacinas. Mas, com a pandemia, esses números foram caindo com um resultado semelhante a 2016, quando a média era de 70%. É possível retomar e ampliar essa cobertura, por isso estamos realizando essa capacitação para sensibilizar todos os profissionais”, destacou.