O dia 31 de agosto é especial para Uberlândia. Remete à origem, surgimento, progresso. Nesta data, por exemplo, no ano de 1888, ocorreu a fundação do município. Mais de um século depois, em 1993, o dia marcou a inauguração do Centro Administrativo Virgílio Galassi, espaço que hoje abriga a Prefeitura e que celebra 30 anos de existência nesta quinta-feira (31). O imponente prédio, que integra o complexo composto ainda pela praça Cívica e Câmara Municipal, está localizado na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica.
Moderna para a década de 1990 e com traços arquitetônicos ainda atuais, a construção é constituída predominantemente por peças pré-moldadas em concreto, como pilares, vigas e lajes. Em área construída, o espaço possui cerca de 26 mil metros quadrados (m²), enquanto toda a extensão territorial do complexo abrange quase 38 mil m². Sua estrutura interna oferece facilidade de distribuição de salas, com divisórias que podem ser adaptadas. No auge da obra, 600 funcionários participaram da execução.
“A partir da construção do Centro Administrativo pudemos observar um crescimento urbano e social significativo do setor Leste de Uberlândia. É um terreno que já era de propriedade do município e que impulsionou o desenvolvimento da região com a chegada da Prefeitura, ligando, ainda, a avenida Rondon Pacheco até o Parque do Sabiá, por meio da Anselmo Alves dos Santos. Além disso, há três anos, iniciamos novas intervenções para que o prédio se tornasse ainda mais acessível a toda a população”, disse o secretário de Obras, Norberto Nunes, que à época foi um dos engenheiros responsáveis pela obra.
O prédio do Centro Administrativo é composto por dois blocos principais, dotados de quatro pavimentos cada. Conta com estacionamentos interno e externos, com vagas para carros, motocicletas e bicicletas. É também acessível, dispondo de escadas com corrimãos, elevadores e rampas que permitem o deslocamento para quem possui mobilidade reduzida. Recentemente, sua fachada externa recebeu luminárias de led da iluminação de destaque, da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Prefeitura e a concessionária Engie. O acesso ao Centro Administrativo é possível tanto pela avenida Anselmo Alves dos Santos, quanto pela Ubiratan Honório de Castro.
Em janeiro de 2020, a gestão Odelmo Leão iniciou a primeira grande revitalização do prédio, com execução de calçada com piso podotátil no entorno de toda a área externa e pisos de alerta em inox internos, instalação de corrimãos e guarda-corpos, execução de rampa no auditório Cícero Diniz e instalação de placas para leitura em braile nas secretarias e setores, entre outras ações.
A construção do Centro Administrativo teve início em abril de 1991, durante a administração do ex-prefeito Virgílio Galassi, homenageado na nomeação do prédio. Pouco mais de dois anos depois, a obra foi inaugurada na gestão do então chefe do executivo Paulo Ferolla. A obra permitiu avanço ao concentrar e integrar as secretarias municipais, que antes ficavam distribuídas em imóveis alugados. Os arquitetos e projetistas responsáveis foram Milton Leite Ribeiro, Acácio Gil Borsoi e Janete Ferreira Costa. A obra foi realizada pela Construtora Lourival Sales Parente Ltda., CCO-Empreendimentos Imobiliários Ltda. e Construtora Procópio Menezes Ltda.