A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, receberá, em diversos espaços municipais, uma série de exposições e oficinas neste mês de setembro. Destaque para o Memorial da Congada, na Galeria de Arte de Concreto, no Centro Municipal de Cultura, e exposições que integram a 9ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural.
Aberta para visitação pública, o Memorial da Congada traz um acervo com fotografias dos atuais capitães dos Ternos de Congada de Uberlândia. Para dar destaque à tradição, que passa de pai para filho, cada imagem está acompanhada do nome dos fundadores de cada terno. A Festa da Congada local ocorre, anualmente, no segundo domingo de outubro, para louvar Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Os espaços culturais da Prefeitura de Uberlândia também recebem três exposições que integram a 9ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. “Táteis: outras formas do sentir” permanecerá na Oficina Cultural até 18 de setembro. O trabalho do artista paulistano Ernesto Ferro explora a sobreposição de lâminas de madeira, dando formas livres a obras para serem prestigiadas com os olhos e as mãos.
“Azul braZil” ficará no Centro Municipal de Cultura, também, até 18 de setembro. Na exposição fotográfica, o fotógrafo mineiro Leandro Alves busca reconfigurar retratos de pessoas negras residentes em Uberlândia. E “Cultura, uma casa viva” exibirá, até 29 de setembro, na Galeria Geraldo Queiroz e Sala de Experimentações Visuais da Casa da Cultura, imagens feitas pela artista Beth Shimaru que retratam a Casa da Cultura.
Outra exposição realizada nos espaços municipais é a “Entre céus e terras, entre os dentros e os foras”, que receberá visitantes até o dia 29 de setembro, na Galeria de Arte do Centro Municipal de Cultura. Nas obras, Vânia Armada e César Larroque exploram o simbolismo, o sagrado, o lírico e o subjetivo como ferramentas de reflexão de um lado, e a materialização do humano em suas raízes e ideais de outro.
Oficinas e dança
Também em setembro, estão previstas duas oficinas dentro do projeto, gratuito e aberto ao público, “Entre Telas e Páginas: Cinema e Literatura em exibição e debate”, que acontece sempre às 18h30 na Oficina Cultural – Sala Roberto Rezende. Nesta segunda (4), haverá a exibição do filme “Hannah e suas irmãs”, do premiado diretor Woody Allen, seguida de um debate sobre a peça teatral “As Três irmãs”, de Anton Tchékhov. No dia 18, será realizada discussão sobre as relações entre o cinema do diretor Woody Allen e a dramaturgia de Anton Tchékhov.
Já a Sala Incluir, da Biblioteca Municipal, receberá o Encontros Criativos 2023 a partir da próxima semana. A ação reúne pessoas interessadas na elaboração de peças criativas utilizando a técnica do bordado livre. Os encontros, nos dias 8, 15, 22 e 29, das 16h às 18h, serão gratuitos. Não haverá inscrição prévia. Será necessário ter conhecimento básico em bordado e trazer material próprio (agulha de mão, tesoura, linhas e sobras de tecidos).
Na terça (5), às 19h, no Espaço Mestre Corisco, no Centro Municipal de Cultura, será realizado o “Dia: D Dançar Zouk”, um evento de dança aberto a toda a comunidade. Não será necessário fazer inscrição.