A equipe da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), em parceria com a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e o Praia Clube, alcançou importantes resultados em competições disputadas neste fim de semana. No Desafio CBAt/CPB de Atletismo, promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo, a equipe conquistou 16 medalhas (12 de ouro e 4 de prata). Já nas Paralimpíadas Escolares 2023, em Brasília, a Futel/Aparu/Praia Clube conquistou 12 medalhas (5 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze) em provas de atletismo, bocha e natação.
No Desafio CBAt/CPB de Atletismo, a equipe foi representada por Rodrigo Parreira, Mauro Evaristo, Rafaela Divina, Nauane Nunes, Wellington Fernandes, Adeildo Lima, João Victor Leal e Fábio Reis. O treinador Leandro Garcia e o auxiliar técnico Henrique Pereira, ambos profissionais de educação física da Futel, completaram o grupo.
Nas Paralimpíadas Escolares 2023, a Futel/Aparu/Praia Clube foi representada pelos paratletas Yngred Assis, Caio Tavares, Rayca Gontijo, Elcy Fonseca, Eduardo Gomes, João Victor Tavares, Maria Clara Ferreira, Davy Gadelha e Yuri Gadelha, além de staffs e treinadores.
“Mais uma vez foram alcançados importantes resultados e tivemos nossos paratletas entre os destaques de ambas as competições. Os índices alcançados, inclusive, contribuíram para deixar alguns deles mais perto de vagas em importantes competições nacionais e internacionais que acontecem em 2023 e 2024”, completou a diretora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa.
Resultados recentes
Considerada uma das principais equipes do país no paradesporto, a Aparu/Futel/Praia Clube conquistou, somente em 2022, 227 medalhas, com destaque para 32 no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo (sendo 10 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze) e 68 nos três Meetings e nos dois Desafios Loterias Caixa de Atletismo de São Paulo (52 de ouro e 14 de prata).
Os paratletas treinam de segunda a sexta, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), em provas de velocidade e resistência, saltos, lançamentos e arremessos, com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.