Com intuito de fortalecer o trabalho e continuar garantindo uma assistência humanizada aos pacientes, o Centro Vida – Programa de Reabilitação da Prefeitura de Uberlândia promoveu, nesta segunda (4) e terça-feira (5), uma capacitação em oxigenoterapia e ventilação mecânica para a equipe do programa municipal “Melhor em Casa”. Atualmente, mais de 800 pacientes fazem o uso destes equipamentos em domicílio.
O “Melhor em Casa” é um programa que acolhe o paciente que recebe alta da unidade de saúde e precisa continuar com os cuidados no conforto da sua residência e com a mesma segurança. A iniciativa, além de oferecer um cuidado humanizado, contribui com a liberação de leitos, diminuindo a carência na rede pública. Com cinco equipes, sendo cada uma responsável por um setor da cidade (norte, sul, leste, oeste e central), o serviço tem cobertura de 100% de atenção domiciliar aos pacientes e familiares de Uberlândia
“O município de Uberlândia é pioneiro na desospitalização de pacientes, pois oferecemos todos os cuidados médicos necessários na casa do paciente e de acordo coma necessidade de cada um. A capacitação é fundamental para que possamos alinhar nossos processos e continuar garantindo o serviço com a qualidade e humanização”, destacou a coordenadora do Centro Vida, Vanessa Reis.
Inaugurado em agosto de 2021, o Centro Vida realiza, ainda, reabilitação de pacientes pós-cirurgia cardíaca, atendimento de pessoas com doença falciforme e fissura palatal e atendimento pós-covid e sequelas (respiratória, neurológica, ortopédica e psicológica) a pacientes oriundos da rede municipal, a fim de oferecer um acompanhamento completo para que o paciente recupere a saúde, a reinserção social e tenha qualidade de vida. O Centro Vida está localizado no centro de Uberlândia, na avenida Rio Branco, nº 49.