O prefeito Odelmo Leão visitou, na tarde desta terça-feira (5), a Fazendinha Camaru e o Agro Lab, estruturas especiais montadas pela Prefeitura de Uberlândia na 59ª edição da Exposição Agropecuária do Sindicato Rural de Uberlândia, o Camaru 2023. O chefe do Executivo pode conferir a movimentação de estudantes das redes municipal, estadual e privada que acompanharam a cadeia produtiva leiteira, verificaram soluções que podem impulsionar o setor, bem como observaram o uso do pó de basalto como remineralizador do solo em diversos cultivos. Na ocasião, ele também participou da entrega da revitalização da Casa do Criador Ayrton Teodoro, no Parque de Exposições.
Fazendinha e Agrolab
Os espaços são mantidos pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI) até o encerramento do Camaru, no próximo sábado (9). Logo na entrada da Fazendinha, os visitantes podem apreciar pôneis, cabras e mini-bovinos em uma estrutura que permite abrigar os animais com conforto e fornecimento de alimentação e água. Ao lado, foi montado um espaço todo estruturado para os visitantes lancharem e depois seguirem com o passeio.
No meio da Fazendinha, fica a horta experimental com demonstração do uso do pó de basalto. O remineralizador fica exposto desde a rocha bruta e em grandes pedaços até o pó já refinado e pronto para ser utilizado. A sua aplicação é toda explicada por engenheiros agrônomos, que destacam aspectos positivos do basalto encontrado nesta região, como a abundância do material de origem vulcânica, intervalo maior para reutilizar e tempo menor para os alimentos ficarem prontos para colheita. Tudo isso tendo demonstrações de culturas de sorgo, trigo e girassol, nas quais o pó de rocha foi utilizado.
A Fazendinha também oferece conhecimento sobre outras experiências relacionadas ao campo. Na área de aquicultura são detalhados dois sistemas de produção: aquaponia (técnica de cultivo sem utilização de terra, aliando o cultivo de plantas com a criação de peixes) e fertirrigação (processo de aplicação de fertilizantes via irrigação).
No espaço interativo Agrolab, há ainda um jogo da memória que destaca como é a produção leiteira. No local, os visitantes podem assistir vídeos sobre produção de leite, apreciar uma maquete com demonstração de como é uma fazenda leiteira e finalizar a visita produzindo uma arte com canetas 3D sobre tudo o que aprenderam. O projeto educativo tem o apoio da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).