O paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho, ambos da equipe da Prefeitura de Uberlândia – por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), em parceria com o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e o Praia Clube – conquistaram, nesta quarta-feira (13), medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica 2023, competição que está sendo disputada em Fortaleza (CE), com a participação de representantes de 15 estados e do Distrito Federal.
“Mais uma vez, Mateus e Oscar fizeram ótimas partidas e venceram grandes adversários, o que demonstra a força do paradesporto uberlandense e a importância das parcerias firmadas pela Prefeitura junto às associações”, ressaltou o treinador da dupla e profissional de educação física da Futel, Glênio Fernandes.
Outros paratletas
A partir desta quarta (13), os paratletas Luiz Humberto Naves Filho, Pedro Henrique e Gustavo David, da equipe da Prefeitura de Uberlândia (por meio da Futel), em parceria com a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e o Praia Clube, também disputam o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica 2023. “Os três estão na categoria intermediário e certamente farão uma excelente competição, pois estão muito bem preparados”, completou Glênio Fernandes.
Resultados recentes
Considerado um dos principais nomes da bocha paralímpica brasileira, Mateus Carvalho treina cinco vezes por semana no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), acompanhado pelo assistente esportivo Oscar Carvalho e com orientações do treinador Glênio Fernandes.
Entre seus principais resultados estão o tricampeonato brasileiro (2015, 2018 e 2022), medalhas de ouro na Copa América de pares e equipes (2015), prata (individual) e ouro (pares) no Campeonato Regional das Américas (2018), ouro (pares) na Copa América (2019), bronze (individual) e ouro (pares) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019), ouro (individual) e prata (pares) na Copa América (2021) e prata na 1ª etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2022). Além disso, Mateus esteve entre os representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.