O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realiza, nesta segunda-feira (18), a partir das 22h, a etapa final de interligação da nova adutora de 1,5 mil metros de extensão e 300 mm de diâmetro, instalada na avenida Rondon Pacheco, entre a avenida Francisco Galassi e o viaduto da rua Duque de Caxias. O serviço está previsto para ser concluído às 4h de terça-feira (19).
A obra substitui um trecho da antiga adutora e vai aumentar a eficiência operacional, reduzindo manutenções emergenciais e garantindo a segurança hídrica da região. Já foram substituídos 1,2 mil metros entre o Elevado do Praia e a avenida Francisco Galassi e, agora, esse novo trecho de 1,5 mil metros até a rua Duque de Caxias, totalizando 2,7 mil metros.
A diretora do Sistema de Abastecimento de Água do Dmae, Rejane Nunes Cerqueira, explicou que a primeira etapa da interligação da nova adutora foi concluída no início da semana passada, com a sondagem das redes e instalação simultânea das tubulações em quatro pontos da avenida. “Agora, vamos finalizar a interligação, desativando a antiga rede. Esse serviço será realizado por quatro equipes que trabalharão de forma simultânea e no período noturno. Esse planejamento tem como objetivo evitar grandes transtornos no trânsito e no abastecimento de água para a população,” assegurou.
Trânsito e abastecimento durante a execução do serviço
Os motoristas devem ficar atentos ao transitar na avenida Rondon Pacheco, a partir das 22h desta segunda-feira (18), uma vez que parte da avenida Rondon Pacheco, sentindo Dmae, ficará interditada, parcialmente, até 4h de terça-feira (19), nos trechos entre a avenida Francisco Galassi e ruas Polidoro Rodrigues de Freitas, Rio Preto e Duque de Caxias. Após a conclusão, o abastecimento deverá ser normalizado em até 12 horas.
Durante a manutenção, poderá ocorrer baixa pressão ou falta d’água nos bairros Daniel Fonseca, Dona Zulmira, Jaraguá, Jardim Brasília, Jardim Patrícia, Lídice, Morada da Colina, Osvaldo Rezende, São José, Tabajara, Taiaman, Vigilato Pereira e Patrimônio.
O Dmae recomenda aos moradores dos bairros atingidos que usem a reserva doméstica de suas caixas d’água e evitem desperdícios e atividades que demandam uso excessivo de água. No período de retomada do abastecimento, em alguns casos, poderá ocorrer alterações na cor e aumento da turbidez, temporariamente.