O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) avança com a instalação de nova adutora que vai interligar o Centro de Reservação Santo Inácio ao Centro de Reservação Canaã, beneficiando os moradores da região oeste de Uberlândia. A obra, que começou no início de setembro, já avançou 250 metros de rede instalada de um total de 3.200 metros previstos. O investimento total é de R$ 11,2 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal (Finisa) e contrapartida da autarquia.
O diretor geral adjunto do Dmae, engenheiro Guilherme Marques, explica que, além da duplicação da adutora no local, serão instalados dispositivos elétricos para aumentar a pressão e bombeamento nos dois centros de reservação. “O objetivo da obra é garantir a segurança hídrica da região. Com a interligação do Centro de Reservação Santo Inácio ao Centro de Reservação Canaã, vai aumentar a vazão de água, o que ampliará a capacidade de abastecimento para atender os moradores e novos empreendimentos”, explicou.
Fazem parte da região oeste, cujos moradores serão beneficiados com a obra, os bairros: Jaraguá, Planalto, Chácaras Tubalina, Jardim das Palmeiras, Jardim Canaã, Jardim Patrícia, Jardim Holanda, Jardim Europa, Chácaras Panorama, Mansour, Luizote de Freitas, Dona Zulmira, Taiaman, Guarani, Tocantis, Morada Nova, Morada do Sol, Monte Hebron e Pequis.
Sistemas de Abastecimento
Uberlândia conta com três sistemas de abastecimento: Sucupira, Bom Jardim e Capim Branco. Cada sistema tem captação, tratamento e distribuição próprios. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira tem a sua captação no rio Uberabinha; a ETA Bom Jardim, no Ribeirão Bom Jardim; e a ETA Capim Branco, no Rio Araguari. Os três sistemas têm capacidade de produção de água atual de 5,2 mil litros por segundo, suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes, o dobro da população atual de Uberlândia, conforme o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).