O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), informa à população que as equipes estão trabalhando, 24h por dia, realizando manobras hídricas no sistema de abastecimento para priorizar os setores mais afetados pelo alto consumo registrado nos últimos dias em Uberlândia. Informa ainda que permanece disponibilizando caminhões pipas para moradores e instituições como escolas e órgãos de saúde e também acelerando obras de extensão de rede que já estão em andamento desde o início do ano.
Para atender a alta demanda, nesta onda de calor, somando as três estações de tratamento de água da cidade, o Dmae está captando e tratando cerca de 3.980 litros de água por segundo, 36,9% a mais em relação ao mês de agosto desde ano.
Um dos desafios enfrentados, no momento, é a dificuldade para abastecer as caixas d’água das residências localizadas nas partes mais altas dos bairros. Isso porque, devido ao consumo excessivo registrado nos últimos dias, as residências que ficam nas partes mais baixas estão utilizando grande parte da água disponibilizada antes que esta chegue ao restante dos moradores. Como solução, uma das manobras, tem sido restringir o registro destas residências, no período noturno, para que seja possível chegar mais água aos demais moradores da parte alta, abastecendo assim, seus reservatórios domésticos.
Durante todo o dia, caminhões pipa tem sido enviados para abastecer aquelas residências que estão sem abastecimento adequado. Além disso, o departamento mantém equipes 24 horas por dia na rua, de porta em porta realizando medição da pressão da água.