Com o intuito de garantir a padronização dos serviços oferecidos em saúde e otimizar o gerenciamento das unidades de saúde, a Prefeitura de Uberlândia homologou com a organização social Missão Sal da Terra o contrato de administração das unidades de saúde do setor Leste. A organização, que foi a vencedora da licitação, vai assumir a gestão a partir do dia 1º de outubro, além de continuar na administração dos pontos de atenção do setor sul.
Ao todo, são 19 equipes de Saúde da Família e 11 de Saúde Bucal que passam para a responsabilidade da Missão Sal da Terra. Com isso, aproximadamente 800 funcionários serão transferidos para a instituição por meio de sub-rogação, garantindo a continuidade dos serviços de forma ininterrupta. Ou seja, os colaboradores que já atuam continuarão com todos os direitos e benefícios garantidos, alterando apenas a fonte pagadora. O processo tem prazo definido de execução de 120 dias.
As unidades que estarão sob a gestão da Missão Sal da Terra são as Unidades de Atendimento Integrado (UAI) dos bairros Tibery e Morumbi, a Unidades Básica de Saúde (UBS) do Custódio Pereira, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) – Unidade Especializada e as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Aclimação, Alvorada, Dom Almir, Ipanema, Joana Darc, além das unidades de apoio da Tenda do Moreno, do distrito de Tapuirama e do sistema prisional. Anteriormente, estas unidades estavam sob a gestão da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
A Missão Sal da Terra é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) parceira da Prefeitura de Uberlândia desde 2007, quando começou com a gestão da UAI São Jorge. Posteriormente, assumiu a UAI Pampulha e todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do setor sul da cidade. Também está à frente da gestão do Centro de Internação Pediátrico (CIP), do Centro de Referência a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CR-TEA), do Centro Municipal de Atenção ao Diabetes (Cmad) e do Campus Municipal de Atendimento à Pessoa com Deficiência.