Para finalizar as ações do Setembro Amarelo, que envolvem valorização da vida, prevenção e combate ao suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta sexta-feira (29), uma capacitação com os agentes comunitários de saúde a fim de identificar sinais de alerta em saúde mental durante as visitas domiciliares. A atividade de sensibilização ocorreu no auditório da sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
O Setembro Amarelo é uma campanha que teve início no Brasil em 2015 e que busca conscientizar as pessoas sobre a Valorização da Vida. O tema deste ano é “Se precisar, peça ajuda”. Durante todo o mês, a temática foi abordada pelas equipes nas unidades de atenção à saúde mental da rede municipal com várias atividades para os pacientes.
Acolhimento
A Prefeitura de Uberlândia disponibiliza atendimentos em Saúde Mental para pessoas com sofrimento ou transtorno mental. Esses atendimentos, realizados por equipes multiprofissionais, ocorrem nas unidades de Atenção Primária à Saúde, que são as portas de entradas preferenciais da rede de saúde, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, e nos Pronto Atendimentos das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), em situações de urgência em saúde mental.
Toda a rede de serviços atua de forma articulada, visando que o cuidado com o paciente ocorra mais próximo de sua casa, favorecendo a participação da família e a inclusão social. Para isso, as unidades de saúde trabalham com projetos terapêuticos a partir das características de cada paciente.