A chegada do mês de outubro marca a intensificação das ações voltadas às mulheres nas unidades municipais de saúde devido ao Outubro Rosa. Várias atividades foram elaboradas pelas equipes das unidades básicas de saúde para fortalecer as recomendações do rastreamento e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero, bem como romper os tabus sobre as doenças. Dentre as ações estão a busca ativa para o agendamento de exames de mamografia, intensificação da coleta de exames citopatológicos (Papanicolau) e palestras de conscientização nas salas de espera.
Seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Secretaria Municipal de Saúde oferta a mamografia de rastreamento às mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Com a oferta de exames na rede pública, e nos prestadores de serviço, a média de exames realizados por mês é 2.700.
Além do trabalho de conscientização e prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Uberlândia aproveita o momento de mobilização para desenvolver outras ações focadas na saúde da mulher, como os cuidados para evitar também o câncer de colo de útero.
Todas as unidades de saúde realizarão durante o mês de outubro a intensificação da coleta de citologia (exame Papanicolau), divulgação das ações nos grupos de WhatsApp da unidade e a busca ativa para marcação de consultas de rotina daquelas mulheres que ainda não compareceram na unidade neste ano. Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira, o trabalho de prevenção ocorre durante todo o ano e é intensificado em outubro.
“Em outubro, aproveitamos a mobilização nacional para reforçar com todos, inclusive com os profissionais, sobre a importância do diagnóstico precoce. Esses dois procedimentos são muito importantes para todas as mulheres para prevenção de câncer de mama e de colo uterino. Se tivermos o diagnóstico precoce, o tratamento tem maiores chances de sucesso, por isso peço a todas as mulheres que comparecerem às unidades”, observou.
Confira aqui o endereço, telefone e horário de funcionamento das unidades de saúde da rede municipal.