Os paratletas Adeildo Lima, Fabiana Souza, Rouxane Freitas e Lusdélia Silva disputam, a partir desta terça-feira (3), as Paralimpíadas Universitárias 2023. Eles integram a equipe da Prefeitura de Uberlândia, que treina por meio de parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube. A competição segue até sábado (7) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Também foram convocados o profissional de educação física da Futel, Nivaldo Batista, e a atleta-guia Aide Silva.
Como ressalta a diretora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa, a competição reúne representantes de todo o país. “Adeildo, Fabiana, Rouxane e Lusdélia participam das Paralimpíadas Universitárias na modalidade de atletismo, em provas de força, resistência e velocidade. Eles têm se preparado bastante para esse desafio e certamente alcançarão importantes resultados”, disse.
Considerada uma das principais equipes do país no paradesporto, a Aparu/Futel/Praia Clube conquistou, somente em 2022, 227 medalhas, com destaque para 32 no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo (sendo 10 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze) e 68 nos três Meetings e nos dois Desafios Loterias Caixa de Atletismo de São Paulo (52 de ouro e 14 de prata).
Os paratletas treinam de segunda a sexta, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), em provas de velocidade e resistência, saltos, lançamentos e arremessos, com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.