A equipe de alto rendimento da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), em parceria com o Praia Clube, se destacou neste sábado (7), no Torneio Estadual de Ginástica Artística, realizado no ginásio Dr. Eugênio Pimentel Arantes, no UTC, ao conquistar o título de campeã no masculino com 33 medalhas (7 de ouro, 10 de prata e 16 de bronze) e vice-campeã no feminino com 40 medalhas ( 15 ouro, 16 prata e 9 bronze). A competição foi disputada nas categorias mirim, pré-infantil, infantil e juvenil, com participação de mais de 180 atletas das equipes Futel/Praia Clube, Bravo, Diamonds, CTAE (Centro de Treinamento Amigos do Esporte), UFMG, Minas Tênis e Lagoa Santa. Representando o prefeito Odelmo Leão na abertura do evento, o vice-prefeito, Paulo Sérgio Ferreira, destacou a importância do esporte. “É muito bom ver crianças e adolescentes envolvidas em atividades esportivas. O trabalho que a Prefeitura de Uberlândia faz está totalmente direcionado à promoção e apoio a ações e atividades que beneficiam a nossa população. A ginástica artística é uma modalidade esportiva que contribui muito para o desenvolvimento de nossas crianças”, disse.
A profissional de educação física da Futel Raquel Borges, destacou os resultados obtidos pela equipe. “Participamos com 58 atletas e conseguimos resultados muito bons. Isso é muito importante para o nosso trabalho, além disso, conquistar essas medalhas em casa, diante dos pais e familiares dos nossos atletas, que compareceram no nosso ginásio, foi ainda melhor”, disse.
O diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, também falou sobre o Torneio Estadual. “A nossa ginástica artística está entre as melhores de Minas Gerais. A conquista dessas 73 medalhas é resultado do trabalho que realizamos no dia a dia com a iniciação à modalidade até o alto rendimento”, disse.
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia tem capacidade para atender 280 crianças e adolescentes na iniciação esportiva da ginástica artística e 40 no alto rendimento, com aulas no Ginásio Dr. Eugênio Pimentel Arantes, no UTC.