Inaugurada pelo prefeito Odelmo Leão em 2007 e considerada uma das principais estruturas esportivas do país, a Arena Sabiazinho completa 16 anos nesta segunda-feira (9), com uma trajetória que faz parte da história do esporte brasileiro. Isso porque, nos últimos anos, o local sediou grandes eventos, como três decisões da Superliga de Vôlei Feminino, final da Superliga Masculina, Sul-Americano Feminino de Clubes e Torneio Pré-Olímpico Feminino de Vôlei, além de shows de artistas com Roberto Carlos, Slash, Backstreet Boys, Whitesnake, Scorpions, dentre outros.
Para que o espaço pudesse receber tantos eventos, o trabalho da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), tem sido fundamental, especialmente no que diz respeito às constantes melhorias realizadas no local.
Dentre as mais recentes estão os serviços de revestimento termoacústico e impermeabilização dos 6,5 mil metros de cobertura da Arena Sabiazinho, executados pela empresa Therm Jet Isolamentos Térmicos Ltda, com recursos do Município, no valor de R$ 884.974,75. As obras realizadas nas duas cúpulas do teto do ginásio visam reduzir a temperatura interna, melhorar a acústica do ginásio e reparar vazamentos (goteiras) que surgiram devido às ações do tempo.
Outra importante melhoria recente foi a implantação de um novo sistema de iluminação externa, implantada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A novidade é parte das ações da Parceria Público-Privada (PPP), firmada com a empresa Engie. No total, foram instaladas 24 luminárias em RGB (vermelho, verde e azul – em tradução), dando destaque ao redor de toda a estrutura, e 72 luminárias na fachada, com temperatura de cor branco neutro, além de 9 projetores com as mesmas características direcionados ao letreiro.
“No aniversário de 16 anos desse importante espaço, o município tem muito a comemorar, pois, graças à Arena Sabiazinho, Uberlândia atingiu um novo patamar no cenário esportivo brasileiro e até mesmo se consolidou como a cidade do vôlei”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Estrutura
A Arena Sabiazinho tem 8.861 metros quadrados, com capacidade para receber até 6.013 pessoas nas arquibancadas. O local é adaptado para pessoas em cadeiras de rodas e conta com 15 saídas de emergência, oito banheiros, seis vestiários (quatro para atletas e dois para árbitros), tribuna de honra, quadra com piso de taco flutuante, sala de imprensa, bar, lanchonete, departamento médico, almoxarifado, setor administrativo, bilheteria e amplo estacionamento.
Desde 2019, o espaço recebeu importantes melhorias, como a instalação de 128 lâmpadas de LED, recuperação total de dois elevadores que estavam desativados, impermeabilização do telhado do ginásio, instalação de refletores de LED, reforma de todos os banheiros, pintura da quadra e manutenção das plataformas elevatórias e do quadro de distribuição do sistema de energia da arena.