No Dia Nacional do Atletismo, celebrado nesta segunda-feira (9), a Prefeitura de Uberlândia tem muito a comemorar. Isso porque a equipe de alto rendimento formada a partir de parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Praia Clube e Exército está entre as principais do país na modalidade, com a conquista de um título, um vice-campeonato e 42 medalhas somente em 2023.
Em julho, a equipe ficou em segundo lugar no Troféu Brasil de Atletismo, principal competição do país na modalidade, ao conquistar 14 medalhas, sendo 5 de ouro, 4 de prata e 5 de bronze, em Cuiabá (MT). No mesmo mês, conquistou 10 medalhas (1 de ouro, 2 de prata e 7 de bronze) no Campeonato Mineiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, em Lavras (MG). Já em agosto, foram 5 medalhas, totalizando 4 de prata e 1 de bronze, no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, em Aracaju (SE).
No mês passado, a equipe ainda conquistou o título do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-23, disputado em Bragança Paulista (SP), com a participação de equipes de todo o país. A Futel/Praia Clube/Exército foi representada por 32 atletas e conquistou 13 medalhas, sendo 8 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.
A parceria de sucesso foi oficializada em maio deste ano, quando a equipe de alto rendimento foi apresentada. O projeto contempla mais de 100 atletas das categorias sub-16, sub-18, sub-20, sub-23 e adulto, tanto no masculino, quanto no feminino, e visa a participação em importantes competições estaduais, nacionais e internacionais, inclusive os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Iniciação esportiva
Hoje, além do alto rendimento, a Futel tem 156 crianças e adolescentes na iniciação esportiva, com aulas gratuitas oferecidas no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) e no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).
A autarquia, inclusive, está com vagas abertas em ambos os locais. Para se inscrever, é preciso ter entre 6 e 18 anos e apresentar documento de identidade, atestado escolar, comprovante de residência e atestado médico na secretaria do Sesi Gravatás ou do CIE, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.
“O atletismo é considerado a base de todos os esportes e tem conquistado um espaço cada vez maior nos últimos anos. Em Uberlândia, graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura e seus parceiros, a modalidade se tornou uma verdadeira potência, com grandes conquistas estaduais e nacionais”, ressaltou o coordenador de atletismo da Futel, o profissional de educação física Robson Medeiros.
Primeiro no ranking
Um dos exemplos da importância e da qualidade do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia no atletismo é Marco Túlio Silva, 19 anos, revelado pelas escolinhas de iniciação esportiva da Futel. Atual primeiro colocado no ranking brasileiro sub-20 e em quinto no ranking das Américas, Marco Túlio tem, entre as suas conquistas, medalha de bronze nos 800 metros rasos no Pan-Americano de Atletismo Sub-20 (disputado em Mayaguez, Porto Rico), prata nos 800 metros na Seletiva Nacional Gymnasiade Escolar 2022 e medalhas de bronze nos 1.500 metros na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo.
Em janeiro deste ano, ele ficou com a prata na prova de 8 km do Campeonato Sul-Americano de Cross Country, em Poços de Caldas (MG), representando a seleção brasileira. No início de abril, conquistou duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, em Cascavel (PR), e em maio, foi bronze no Sul-Americano Sub-20, em Bogotá, na Colômbia.
“Comecei na Futel quando estava com 9 anos, na escolinha de natação e, logo em seguida, aos 11, fui para o futebol. Pouco depois, os treinadores observaram minha aptidão para o atletismo e me recomendaram a modalidade. Desde o início, gostei bastante e passei a me desenvolver até chegar ao alto rendimento. Tenho muito orgulho da trajetória que tenho construído e só tenho a agradecer à Prefeitura de Uberlândia por me proporcionar todas as condições para treinar e participar de competições”, completou Marco Túlio.