Dois produtos da Cooperativa de Produtores Rurais do P. A. Nova Tangará (Coopertang) e Cooperativa Camponesa da Reforma Agrária (Coopercampra) foram os primeiros a receberem, em Uberlândia, o selo de procedência denominado Novo Agro. O documento é expedido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI).
Com a certificação, que atesta a qualidade e agrega valor aos artigos produzidos na cidade, a gestão municipal reforça o constante estímulo e apoio que dá aos pequenos produtores locais. Os ovos caipiras das duas associações, que já tinham o Registro no Serviço de Inspeção Municipal de Uberlândia (SIM), garantindo as condições higiênico-sanitária adequadas, receberam o selo Novo Agro no fim de agosto.
O certificado está previsto no artigo 20 da Lei Municipal nº 12.996, de 20 de setembro de 2018, de autoria do prefeito Odelmo Leão, que instituiu o Programa Municipal de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro) no município de Uberlândia. A lei menciona que o selo tem como finalidade a identificação dos produtos e serviços oriundos do programa. A certificação também chancela a qualidade técnica da produção, manipulação e segurança alimentar dos itens certificados e confirma que os produtores rurais das cooperativas contempladas estão de acordo com a legislação vigente, atendendo aos critérios de adesão do Novo Agro.
O reconhecimento dos dois ovos caipiras ocorreu após a Coopertang e a Coopercampra mostrarem que também seguem as exigências estabelecidas na Resolução SMAEI nº 005, de 16 de maio de 2023, que dispõe sobre o sistema de criação caipira de avicultura de corte e de posturas do Programa Novo Agro. Essa Resolução, no parágrafo único do Artigo 61, determina, ainda, que o selo de procedência Novo Agro será inserido no rótulo dos produtos.
Próximas certificações
Além dos ovos caipiras da Coopertang e Coopercampra, mais três produtos deverão ter, em breve, o selo Novo Agro expedido pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação. O queijo minas artesanal e o queijo minas frescal, ambos da Queijaria Gomes, e o mel Apis, produzido por apicultores no assentamento rural Dom José Mauro (nas proximidades do distrito de Miraporanga), localizados em Uberlândia, aguardam a conclusão da análise e aprovação da pasta para receberem a certificação. Esse processo leva, em média, cerca de três meses para ser concluído.
Programa Novo Agro
O Programa Municipal de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro) tem o objetivo principal de potencializar negócios rurais já existentes e implantar novos empreendimentos rurais, gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população rural. O Programa tem ações focadas na produção e comercialização nas áreas de: avicultura caipira, agricultura e agroindústrias de pequeno porte, agroecologia, aquicultura, turismo rural e gastronomia de identidade local.