O paratleta Mateus Carvalho, da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) em parceria com o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e o Praia Clube –, conquistou medalha de ouro na Copa do Mundo de Bocha Paralímpica, competição que chegou ao fim nesta segunda-feira (9), em Póvoa de Varzim, em Portugal. Mateus ficou com o primeiro lugar na disputa por pares, na categoria BC3, ao lado de Evelyn de Oliveira, após a dupla vencer a Coreia do Sul na final, por 4 a 1. O paratleta uberlandense esteve acompanhado pelo assistente esportivo Oscar Carvalho e pelo treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel.
Na disputa individual, Mateus Carvalho ficou com a quarta colocação. “Mais uma vez, Mateus fez uma grande competição e demonstrou ser um dos principais nomes da bocha paralímpica mundial. A partir de agora, nosso foco é treinar para outras importantes competições que acontecerão em breve, especialmente os Jogos Parapan-Americanos do Chile, que serão disputadas em Santiago, entre 17 e 26 de novembro”, destacou o treinador Glênio Fernandes. .
Conquistas
Considerado um dos principais nomes da bocha paralímpica brasileira, Mateus Carvalho treina cinco vezes por semana no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), acompanhado pelo assistente esportivo Oscar Carvalho e com orientações do treinador Glênio Fernandes.
Entre seus principais resultados estão o tetracampeonato brasileiro (2015, 2018, 2022 e 2023), medalhas de ouro na Copa América de pares e equipes (2015), prata (individual) e ouro (pares) no Campeonato Regional das Américas (2018), ouro (pares) na Copa América (2019), bronze (individual) e ouro (pares) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019), ouro (individual) e prata (pares) na Copa América (2021) e prata na 1ª etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2022). Além disso, Mateus esteve entre os representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.