Visando estimular e fomentar a produção agrícola no município, o prefeito Odelmo Leão anunciou, nesta segunda-feira (16), no Centro Administrativo Municipal, o lançamento do programa “Bem Mais Agro”, destinado a pequenos produtores rurais. Por meio de chamamento público, que será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça (17), a Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, ofertará insumos, análises de solo e assistência técnica aos interessados. Ao todo, 100 produtores rurais poderão ser beneficiados nas áreas de fruticultura, olericultura e pastagem.
“Buscamos proporcionar aos produtores que estão no campo as condições necessárias para que possam desempenhar uma boa produção. Ao somarmos vontade e apoio, todos saem ganhando. Aquele que produz será beneficiado na origem e o consumidor final poderá ver o resultado na sua mesa”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Os produtores rurais interessados em participar devem ter propriedade de até 80 hectares (ha) e serem aprovados por avaliação técnica. Caso atendam aos critérios estabelecidos no chamamento, serão selecionados seguindo a ordem de inscrição. Cada uma das modalidades do programa disponibilizará profissionais capacitados para garantir a assistência necessária, inclusive, com indicação adequada de uso do remineralizador de solo pó de basalto.
Os bioinsumos, como mudas, calcário, gesso e basalto, ficarão armazenados em espaços da Prefeitura de Uberlândia e poderão ser retirados pelos produtores, em quantidade determinada, conforme orientação da secretaria e de acordo com a atividade inscrita.
“Esse programa é extremamente importante. Hoje, mais de 80% da nossa produção de hortifrutis, por exemplo, tem origem nos pequenos e médios produtores rurais e membros da agricultura familiar. É fundamental ajudar e colaborar. Nesse sentido, o programa Bem Mais Agro tem uma importância gigante, porque funciona como um guarda-chuva para que outras áreas possam ser beneficiadas”, disse a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, que é presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite e primeira vice-presidente da comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
Beneficiários
O programa “Bem Mais Agro” contemplará 20 produtores inscritos na área de fruticultura, que atendem às culturas de goiaba, mamão, manga, melancia e tangerina. Por sua vez, entre os interessados no cultivo de olericultura serão beneficiados 50 produtores, enquanto o projeto voltado à recuperação de pastagem favorecerá outros 30 participantes.
Já especificamente para os projetos de fruticultura e olericultura, o produtor rural deve apresentar uma área de produção limpa, livre de plantas daninhas ou árvores que impossibilitem ou dificultem a implantação da cultura, preparar a irrigação da área e disponibilizar mão de obra suficiente para os tratos de cada cultura.
Produtores pertencentes ao Programa Mais Leite terão preferência na inscrição. Os participantes podem fazer parte de mais de uma modalidade do Bem Mais Agro, desde que haja oportunidades disponíveis.
Inscrição
Para se inscrever, os interessados devem se deslocar até o Anexo Agropecuário, localizado na av. das Gameleiras, 10, bairro Planalto, e apresentar os seguintes documentos:
· Cópia de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Registro Geral (RG);
· Cartão do Produtor Rural/Inscrição Produtor Rural (IPR);
· Declaração do produtor de que a propriedade detém mão de obra em quantidade suficiente para os tratos culturais que serão demandados pelas culturas;
· Cópia da Matrícula do imóvel, Contrato de Arrendamento, Contrato de Comodato, Cadastro Ambiental Rural – CAR ou outro meio que possa comprovar que a propriedade rural tem no máximo quatro módulos fiscais (80 hectares).
Observa-se, ainda, que as inscrições para beneficiamento pelo Bem Mais Agro serão encerradas no dia 14 de novembro, às 18h. Já a seleção dos produtores interessados acontecerá no dia 16 de novembro, a partir das 8h, no Anexo Agropecuário.